O Dropshipping é uma estratégia de negócio (na maioria dos casos pela internet), onde os revendedores não precisam ter estoque para vender os produtos.

Dropshipping passo a passoBasicamente o trabalho é apresentar os produtos para os clientes através de uma página na internet (loja virtual, página no Facebook, site de classificados); quando o futuro cliente faz a compra do produto e realiza o pagamento, passamos para o próximo passo do sistema, que é entrar em contato com o fornecedor, comprar o produto dele (já retirando o lucro que tivemos no processo) e passar o endereço do nosso cliente para ele fazer a entrega diretamente, sem o produto precisar passar pela nossa mão.

Repare que o cliente não sabe de onde você comprou o produto e qual foi o valor original, só você sabe disse, por isso você pode cobrar muito mais pela venda do produto, adicionando o valor que você pretende ter de lucro de serviço de intermediação que você prestou.

Os produtos na maioria das vezes são importados da China, mas também podem ser importados dos Estados Unidos, como é o caso da importação de Suplementos, e importação de roupas originais.

A variedade de produtos disponibilizados nos e-commerce chineses é tão grande, que surgiram cursos no Brasil que ensinam a fazer compras por lá, e se ajudam em grupo com indicações dos melhores produtos, é o caso do Importando com Sucesso da Larissa Dobler, essa menina do sul faz sucesso ensinando mulheres a compras produtos no exterior; na maioria das vezes para uso próprio, mas também pode ser para revenda.

Vantagens

Os pontos positivos desse método de negócios são muitos: você não precisa ter estoque de produtos, não precisa de muitos funcionários, não precisa passar longas horas na fila dos correios; e claro as vantagens pessoais como ter mais tempo livre para viver sua vida, praticar hobbies, e não precisar passar o tempo todo trancado em um escritório; você pode usar as estratégias de Dropshipping até trabalhando da praia.

Desvantagens

Você já deve saber que não existe nada na vida que é 100% perfeito, claro que também existem os desafios que precisamos superar ao trabalhar com importação de produtos. Vamos a algumas delas: pode acontecer do seu fornecedor ficar sem estoque; a entrega do produto pode demorar muito e gerar reclamações de clientes, algumas vezes o seu cliente pode ser taxado e gerar reclamações; e um último ponto é você estar tentando vender produtos de baixa qualidade (por isso é importante você conhecer os produtos antes de vender). Mas uma boa noticias: todos esses pontos podem ser contornados de forma positiva! A solução é você ter um bom relacionamento com seus clientes, focado no atendimento pós-venda; e também conhecer bem o seu mercado, fornecedores, e produtos que está vendendo.

06 May 2016 / jvs